segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CONTEÚDOS BÁSICOS PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICACONTEÚDOS BÁSICOS

CONTEÚDOS BÁSICOS PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICACONTEÚDOS BÁSICOS

Prezado professor

A equipe disciplinar do Departamento de Educação Básica (DEB) sistematizou o quadro de conteúdos básicos, a partir das discussões realizadas com todos os professores do Estado do Paraná nos eventos de formação continuada ocorridos ao longo de 2007 e 2008 (DEB Itinerante).
Entende-se por conteúdos básicos os conhecimentos fundamentais e necessários para cada série da etapa final do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. O acesso a esses conhecimentos é direito do aluno na fase de escolarização em que se encontra e imprescindível para sua formação. O trabalho pedagógico com tais conteúdos é responsabilidade do professor que poderá acrescentar outros conteúdos, pois a tabela não deve ser tomada como um instrumento que engesse o trabalho docente.
Não se trata de uma simples lista de conteúdos a serem trabalhados por série. Os quadros indicam como esses conteúdos se articulam com os conteúdos estruturantes da disciplina, que tipo de abordagem teórico-metodológica devem receber e, finalmente, a que expectativas de aprendizagem estão atrelados. Portanto, as Diretrizes Curriculares fundamentam essa proposta de seriação/seqüenciação de conteúdos básicos e, sem uma leitura atenta e aprofundada das DCE, a compreensão desses quadros estará comprometida.
Além disso, os quadros de conteúdos básicos por série não substituem a proposta pedagógica curricular, nem devem ser confundidos com uma concepção curricular conteudista e imobilizadora. Eles complementam e dão concretude às DCE, pois focam o trabalho pedagógico das disciplinas naquilo que as constitui como conhecimento especializado e sistematizado, para que fique garantido, ao aluno, uma formação conceitual de qualidade. O quadro de conteúdos básicos auxiliará a implementação das DCE e a organização da proposta pedagógica das escolas.
No Plano de Trabalho Docente tais conteúdos serão abordados e, quando necessário, desdobrados, considerando-se o necessário aprofundamento para a série e nível. O plano é o lugar da criação pedagógica do professor, onde os conteúdos receberão abordagens contextualizadas histórica, social e politicamente, de modo que façam sentido para os alunos nas diversas realidades regionais, culturais e econômicas, contribuindo com sua formação cidadã. O plano de trabalho docente é, portanto, o currículo em ação. Nele estará a expressão singular e de autoria, de cada professor, da concepção curricular construída nas discussões coletivas.

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